CONHEÇA SEU CACHORRO:
- Beatriz de Aquino
- 11 de dez. de 2020
- 5 min de leitura
Antes de escolher o cão, se filhote, avalie qual a raça mais adequada para você e para sua família.
Apesar das particularidades que cada filhote possui, as raças definidas possuem perfis que podem ajudar nesta escolha. O perfil da raça pode indicar condições e perfis para avaliar se se encaixa na sua rotina quanto a:
●Espaço disponível para o cão;
●Tempo disponível para o cão;
●Convívio com crianças;
●Nível de obediência e docilidade;
●Disposição financeira para o cão.

Algumas raças são excelentes, por exemplo, para conviver com crianças, como os Shitzus, por exemplo, já outras raças se desempenham melhor como cão de guarda, o que não significa que são cães agressivos ou que não possam conviver com crianças, somente que possuem habilidades diferentes.
Um pinscher, outro exemplo, é um cão de pequeno porte, porém desempenha-se como um cão de guarda, embora pequeno. É uma raça muito amável, companheira, protetora, porém intolerante ao toque geralmente impaciente com as crianças. O pequeno tamanho pode dar a ilusão de um cão para colo, porém a paciência não é sua característica. De temperamento forte, rosna bastante e se aventura em mordidas a qualquer desconforto ou o que considere ameaça ao sei território e pertences. Já um Shihtzu, com elevado nível de fofura, não tem habilidade para ser cão de guarda. É desapegada de seu território, sua missão natural é ser fofo, dengado e mimado, um cão que adora colo carinho e companhia.
Já um Pastor Alemão, que é um cão de porte grande, de alto nível de inteligência e obediência, desempenha-se muito bem como cão de guarda e também como cão de companhia. Algumas raças tem mais energia que outras, e, portanto, precisarão de mais tempo com elas, de prática de exercício mais constante, de espaço para correr enquanto outros cães se adaptam bem a espaços limitados e não toleram atividade física de grande desempenho.
Se optar por um cão tipo Terrier, cães de pequeno e médio porte precisarão de espaço, são cães de trabalho, precisará de atividades, atenção e adoram correr.
Nos vira-latas, excelente opção pela resistência genética que trazem, é difícil mapear o comportamento latente, assim como estimar o tamanho e energia que terão, portanto, conhecer os pais pode ajudar nessa escolha.
Para tudo, é importante ter em mente que cada cachorro, independente da raça ou mesmo os cães sem raça definida, cada um deles possui sua personalidade.
Claro que ter o conhecimento das matrizes do seu filhote pode lhe dar indícios de possíveis características tanto físicas, genéticas, de saúde e até de temperamento, mas isso não significa ser igual.
Cada cão é único, e manifestará comportamentos, sentimentos e particularidades próprias.
O cão assume para si, além das características inatas, comportamentos e expressões a partir do que ele aprende de suas experiências ambientais, de convívio com outros cães ou na ausência de outros, no convívio com humanos e na ausência dos mesmos. A interferência humana na educação é muito significativa.
Sobre os gastos. É importante ter em mente que os cães vão precisar de cuidados básicos vitalícios e que desempenham orçamento. Vacinas, anuais, que vão além da vacina de raiva, vermifugação, despulgação, banho, em alguns casos tosa, e visita a veterinário. Isto para qualquer raça ou para os cães sem raça definida.
Mesmo que os cães vira-latas, em grande maioria possuam mais resistência a algumas patologias, ainda assim, os cuidados devem ser os mesmos: vermifugação, controle de endoparasitas e ectoparasitas, vacinas, boa alimentação, exercícios, atenção, carinho e consulta periódica ao profissional veterinário.
Sobre as condições de saúde do cão, conhecer o perfil dos pais e a raça também pode ajudar a prever, e prevenir algumas patologias já que é comum, em certas raças, a ocorrência de patologias específicas. O criador é responsável pela orientação e informação.
Importante destacar que os cães são animais muito sociáveis. Precisam de companhia para ser felizes e ajustados além de conhecer mais do que o ambiente domestico. Passeios regulares resolvem isto.
Vão precisar, além de uma boa alimentação, de tempo, dedicação, educação, e companhia. Não deixe o seu cão sozinho por períodos prolongados, confinados e muito menos preso a uma corrente. Isso não é saudável.
Esqueça as correntes. É uma prática antiquada, já a muito tempo repugnada. Enforcadores ainda são utilizados por alguns adestradores, outros já repudiam o uso. Eu não recomendo o uso, e tome cuidado! Caso decida utilizar, tenha em mente que a utilização inadequada pode ferir gravemente o seu cachorro.
Seu cão precisará sempre de um abrigo limpo, fresco e sombreado, a salvo do frio, da chuva e da exposição frequente ao sol, com água fresca sempre disponível.
Um cão precisa ainda de exercícios físicos e estímulos mentais, precisa de carinho, ser alimentado com alimentação saudável ou ração canina de qualidade.
PREPARANDO-SE PARA A CHEGADA DO CÃO :
Antes de receber um cão em casa tenha em mente que se trata de uma vida, um animalzinho que dependerá de você em algumas tarefas e para toda sua vida.
●Precisará do seu tempo,
●Da sua atenção;
●Do seu carinho;
●Do seu cuidado;
●Do seu comprometimento;
●Da sua responsabilidade;
●De seu espaço.
Alguns itens precisam ser providenciados antes de receber o seu cachorro:
●Comedouros e bebedouros;
●Caminha;
●Alimentos secos, molhados ou caseiros;
●Coleira e/ou peitoral;
●Caixa de transporte para veículos;
●Escova, xampu, alicate de unha;
●Brinquedos;
OS CUIDADOS COM O SEU FILHOTE:
Primeiros dias:
A primeira noite pode ser trabalhosa, o cãozinho irá sentir falta da família, do antigo lar, da mamãe e dos irmãozinhos. É preciso ter em mente que o cachorrinho poderá chorar e precisará ser emocionalmente e fisicamente acolhido.
Programe-se para levar o seu filhote para o seu novo lar durante o dia e mais cedo possível para que ele tenha tempo de conhecer o novo ambiente, explorar o espaço, se adaptar á novos cheiros e brinquem bastante com ele preferencialmente no espaço que foi reservado para ser o cantinho dele. Isto ajuda a ter uma primeira noite menos traumática e mais tranquila. Sobretudo, evite buscá-lo à noite.
Deixar o seu filhote num canto sozinho chorando até cansar e dormir não é uma opção, o cão precisa de amparo.
Importante, levar o seu filhote a uma consulta num profissional veterinário para atestar a saúde e os cuidados que o seu filhote precisará nesta fase de desenvolvimento, já que assim como os bebês humanos, que têm um acompanhamento médico intenso nos primeiros meses de vida, os tutores também precisam responsabilizar-se pelo acompanhamento do filhote.
Entre os cuidados básicos com o seu filhote, está incluído os exercícios, moderados ou leves, dependendo da necessidade de cada raça e idade, e a educação básica com ensinos de: fazer as necessidades fisiológicas no lugar certo, precisa ensinar o cãozinho a passear, interagir com outras pessoas, espaços e animais, não sair comendo tudo que encontrar pelo caminho.
Socializar o seu filhote é importante, porém, antes de completo o ciclo de vacinas é preciso tomar cuidados com o filhote. Faça os passeios com o cãozinho no colo, se for um cão de grande porte ou gigante que impossibilita esta conduta faça os passeios de carro se possível. É importante que o filhote se acostume com diferentes cheiros, sons de ambiente e externo como buzinas, sons de moto, ônibus, sirenes etc., que entre em contato com diferentes possibilidades entre pessoas diversas e outros animais, de forma segura! Isto evita que o cãozinho cresça assustando-se com sons em altos volumes e se torne um cão agressivo ou medroso demais.
Lembre-se! Um filhote solitário poderá desenvolver problemas de comportamento nas próximas fases da vida. Cuidar da fase inicial da vida do cão poderá fazer dele um excelente e fiel companheiro por muitos anos.
LEMBRETE: Segundo Certified Humane Brasil, as cinco liberdades do animal são:
1 - Estar livre de fome e sede.
2 - Estar livre de desconforto.
3 - Estar livre de dor doença e injúria
4 - Ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie.
5 - Estar livre de medo e de estresse.

e-book free disponível na amazon : https://www.amazon.com.br/dp/B08KVNJC98
コメント