Guavira e o Cerrado
- Beatriz de Aquino
- 24 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de dez. de 2020
A Guavira é uma fruta que possuo grande memória afetiva. Conheci este sabor, fruta e exemplar vegetativo no Mato Grosso do Sul, num trabalho voluntario enriquecedor que potencializaram enormemente as sensações, os cheiros, os sabores daquela temporada.
Campomanesia spp. Da Família: Myrtaceae. Um gracioso e delicioso arbusto do Cerrado.
O cerrado é um bioma que infelizmente está fadado à extinção breve se medidas urgentes e adequadas de manejo forem postergadas. Possui além de sua formosura uma riqueza de biodiversidade e endemismo. Considerado o berço das águas já que possui nascentes importantes para abastecimento, é também abrigo de cerca de 12.ooo espécies vegetais com potencial de uso alimentício e medicinal em que muitas espécies (considerando somente a flora) ainda desconhecidos ou em estudos primários. Guavira ou gabiroba (foto é de um fruto de Guavira), uma fruta símbolo do Mato Grosso do Sul, típica do Cerrado, nativa do Brasil, que conheci lá, mas que é encontrada em outros locais na região Sudeste e Centro Oeste, tem um sabor muito especial, sabor de saudade. Deliciosa frutinha e de grande potencial alimentício, muito nutritivo, dele faz-se doces, geleias, sorvete, e algumas receitas agridoces, e com xilopódio de potencial medicinal, rica em vitaminas. O Nome Gabiroba que é como é mais popularizada em São Paulo, Minas Gerais, vem dos termos tupi-guarani “wa'bi” + “rob”, que significam “árvore de casca amarga”. Extremamente saborosa. Sua floração é muito graciosa e delicada, lembra um véu de noiva, uma fadinha, pura delicadeza.
Além dela, o Pequi, a Mangaba (uso da fruta, e da seiva para borracha), está em estudo para uso medicinal de controle da diabetes. As Annona coriacea e Annona dióica, o Barbatimão, a Lobeira (Solanum lycocarpum) fruto do lobo, fruta saborosa com um sabor diferente um pouco picante que se faz um doce muito saboroso entre tantas outras riquezas que vale muito a pena conhecer e que infelizmente estão se acabando diante do descaso, extrativismo, exploração e ampliação agrícola.
Por Beatriz de Aquino Silva
Imagem: Guavira, fruta.

Fonte: https://pt.m.wikibooks.org/wiki/Ficheiro:Guavira.JPG (domínio público)
Comentarios