O CONTROLE POPULACIONAL DE JAVALIS E O INTERESSE POR TRÁS DA LIBERAÇÃO DA CAÇA
- gabriele valverde
- 18 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
O controle populacional dos Javalis (Sus scrofa), é um assunto importante de cunho ambiental, econômico e social, mas que ainda gera conflito de opiniões quando se trata do controle da espécie através da caça.
Os Javalis são animais que estão amplamente distribuídos por todo o globo, sendo nativos da Ásia, Europa e Norte da África. Na década de 90 esses animais foram importados para o Brasil por suinocultores que viram de grande valia a carne exótica, pela quantidade de proteína e pelo baixo teor de gordura presente na carne do animal.
Com o tempo, viram que não era bem assim, pois um porco doméstico que atingia em média 100 kg em apenas 6 meses, um Javali levava cerca de 2 anos para atingir o mesmo peso, elevando a um alto custo a criação e o valor da carne do animal. Com isso, os animais foram simplesmente soltos nos campos, reproduzindo-se e elevando o número de indivíduos na natureza.
Devido a sua reprodução acelerada, com ninhadas de numerosos filhotes e sem predadores naturais no Brasil, pois animais como as Onças que seriam potenciais predadores encontram-se atualmente em risco de extinção, os Javalis acabaram se tornando um “inimigo” declarado da natureza, pelo pisoteamento do solo, competição e predação de espécies nativas, destruição de habitats naturais, mas principalmente pela devastação de campos de produção, trazendo problemas econômicos para os produtores.
Em 2013 o Ibama lança a Instrução Normativa Nº03 que autoriza a caça aos Javalis por serem animais invasores nocivos a natureza e por apresentarem risco ao meio ambiente, a economia e a sociedade. De acordo com a IN, a pessoa física ou jurídica que pretende caçar o animal, basta realizar o cadastro no Ibama e possuir armamento registrado no exército para adquirir a autorização.
No entanto, mesmo após 7 anos da liberação da caça, o controle populacional da espécie não tem ocorrido de maneira efetiva, ficando em evidência que o real motivo para tal liberação, não é exatamente controlar o número de indivíduos da espécie, mas sim para dar liberdade a uma crueldade disfarçada de preocupação e zelo pela natureza.
A maneira como a caçada é realizada é totalmente desumana, não apenas pela forma como o animal é capturado e abatido, mas também por utilizarem outros animais, como cães farejadores, de contenção e agarre, tornando o processo de caça altamente divertido e satisfatório para o caçador.
Além disso, outras espécies também acabam sofrendo com a caça esportiva como Catetos e Queixadas que são espécies nativas. Muitos caçadores não conseguem diferenciar as espécies e acabam abatendo animais que nada tem a ver com a situação, além da ausência de fiscalização que acaba beneficiando os caçadores que se aproveitam da liberação para abaterem outros animais pertencentes á fauna brasileira, caracterizando crime ambiental.
Se o ponto principal fosse de fato controlar a população de Javalis, outras maneiras menos agressivas estariam sendo estudadas, como técnicas de captura através de bretes e boar buster com a possibilidade de serem encaminhados para santuários, ou até mesmo através da castração, sendo uma maneira muito mais efetiva e humanitária de controle populacional.
Com tudo, é possível entender que o controle populacional de Javalis através da caça, além de ser uma técnica completamente desumana, cruel e ineficaz, é utilizada atualmente apenas para alimentar o ego de uma pequena porção da sociedade que sente prazer em caçar, capturar e matar um animal com o intuito de convencer de que estão preocupados com a natureza e que estão resolvendo um problema ambiental que por sinal foi causado pelo homem.
Javali (Sus scrofa)

Referências
ALMEIDA, João. “Por que Javalis são só desculpa para liberar a caça”. Disponível em: https://www.worldanimalprotection.org.br/blogs/por-que-javalis-sao-so-desculpa-para-liberar-caca. Acesso em: 09 de Dezembro de 2020.
DOMINGO Espetacular. “Saiba o que fez o Ibama autorizar o abate de Javali em quase todo o Brasil”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3yHkY5Eu9w8. Acesso em: 07 de Dezembro de 2020.
GREIF, Sérgio. “Controle populacional de Javalis”. Disponível em:
http://centrodeadocao.blogspot.com/2018/08/controle-populacional-de-javalis.html. Acesso em: 07 de Dezembro de 2020.
JARDIM, Saty. “8 motivos para caçar Javalis”. Disponível em: https://legalmentearmado.com.br/blog/caca/motivos-para-cacar-javali. Acesso em: 07 de Dezembro de 2020.
PASSAMANI, Marcelo; PUERTAS,Fernando. “A invasão do Javali”. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/a-invasao-do-javali/. Acesso em: 07 de Dezembro de 2020.
Comments